segunda-feira, 12 de fevereiro de 2018

Paraíso do Tuiuti 2018 * Antonio Cabral Filho - RJ

Paraíso do Tuiuti 2018
Letra do Samba Enredo
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Samba Enredo 2018 - Meu Deus, Meu Deus, Está Extinta a Escravidão?
G.R.E.S Paraíso do Tuiuti
  
exibições
4.997
Irmão de olho claro ou da Guiné
Qual será o seu valor? Pobre artigo de mercado
Senhor, eu não tenho a sua fé e nem tenho a sua cor
Tenho sangue avermelhado
O mesmo que escorre da ferida
Mostra que a vida se lamenta por nós dois
Mas falta em seu peito um coração
Ao me dar a escravidão e um prato de feijão com arroz

Eu fui mandiga, cambinda, haussá
Fui um Rei Egbá preso na corrente
Sofri nos braços de um capataz
Morri nos canaviais onde se plantava gente

Ê Calunga, ê! Ê Calunga!
Preto velho me contou, preto velho me contou
Onde mora a senhora liberdade
Não tem ferro nem feitor

Amparo do Rosário ao negro benedito
Um grito feito pele do tambor
Deu no noticiário, com lágrimas escrito
Um rito, uma luta, um homem de cor

E assim quando a lei foi assinada
Uma lua atordoada assistiu fogos no céu
Áurea feito o ouro da bandeira
Fui rezar na cachoeira contra bondade cruel

Meu Deus! Meu Deus!
Seu eu chorar não leve a mal
Pela luz do candeeiro
Liberte o cativeiro social

Não sou escravo de nenhum senhor
Meu Paraíso é meu bastião
Meu Tuiuti o quilombo da favela
É sentinela da libertação 
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Link do Youtube
https://www.letras.mus.br/gres-paraiso-do-tuiuti/samba-enredo-2018-meu-deus-meu-deus-esta-extinta-a-escravidao/ 
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terça-feira, 25 de abril de 2017

Da Língua Do Quilombo Ao Samba Carioca * Marta Avancini - SP

Da Língua Do Quilombo Ao Samba Carioca
Muito mais do que....
"eu sou o samba"
http://www.cruesp.sp.gov.br/?p=11721 
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terça-feira, 2 de agosto de 2016

Que Tal Um Rolezinho....* Antonio Cabral Filho - RJ

Que Tal Um Rolezinho Pela Cultura Negra Na Biblioteca?
ACESSE
http://veja.abril.com.br/blog/felipe-moura-brasil/manifestacoes-2/o-rolezinho-que-os-descolados-nao-dao/ 
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terça-feira, 26 de julho de 2016

Memorial Da Mulher Negra * Antonio Cabral Filho - RJ

Memorial Da Mulher Negra
Antonio Cabral Filho - RJ
1 - Mural Memórias Das Mulheres Negras
http://www.pacs.org.br/files/2014/11/Mural-Mem%C3%B3ria-das-Mulheres-Negras.pdf 
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2 - Heroínas Negras Esquecidas
http://radios.ebc.com.br/planeta-lilas/edicao/2014-12/projeto-recupera-na-historia-heroinas-negras-que-ha-muito-foram 
&
3 - Belezas De Kianda
https://belezasdekianda.wordpress.com/ 
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4 - Marcha Da Mulher Negra
http://mulheresemluta.blogspot.com.br/2014/07/25-de-julho-dia-latino-americano-e.html 
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sábado, 9 de julho de 2016

Antonieta De Barros / Primeira Deputada Negra Brasileira * Antonio Cabral Filho - Rj

Antonieta De Barros
A primeira deputada negra brasileira
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Referências
Global Voices
https://pt.globalvoices.org/2015/12/14/voce-conhece-a-historia-da-primeira-deputada-negra-do-brasil/ 
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Nos Passos De Antonieta
http://www.pmf.sc.gov.br/arquivos/arquivos/pdf/13_02_2012_11.01.11.6dcf92bc3d675d078e59e92a2ea922fe.pdf 
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quinta-feira, 11 de fevereiro de 2016

Tia Ciata e o Samba Via Hilário "Lalau de Ouro" * Antonio Cabral Filho - RJ

( Samba - Di Cavalcanti, destruído em incêndio)
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TIA CIATA E O SAMBA 
VIA HILÁRIO LALAU DE OURO

HILÁRIO JOVINO FERREIRA" LALU DE OURO", 
nasceu em pernambuco, criou-se em Salvador e chegou adulto ao Rio de Janeiro em 1872, quatro anos antes de Tia Ciata. Era músico, compositor, capoeirista e membro da Guarda Nacional; liderança cultural  e incentivador de atividades negras, introduziu diversas transformações na concepção do carnaval de então, com elementos das culturas baiana e pernambucana, a partir da fundação do Rancho Rei de Ouro, no dia 06 de janeiro de 1893, em companhia de Luis de França, Avelino Pedro de Alcântara, João Câncio Vieira, graças a um encontro casual no botequim do Paraíso, Rua Larga de São Joaquim - atual Rua Marechal Floriano. Dali seguiram para sua residência, no Beco João Inácio, nº 17 - Bairro da Saúde, atrás da Central do Brasil, onde às tantas da noite, após um "chá...dançante", Hilário parou tudo e apresentou o esboço do seu rancho, na presença de muito mais gente convidada, como Cleto Ribeiro, Gracinda e Noela, duas baianas influentes.No dia 7 de janeiro, foi integrado à equipe como Diretor de Canto o João da Macotinha, e começaram-se os ensaios. 
Urge ressaltar que Hilário exercia uma forte liderança na região compreendida entre o atual Santo Cristo e o Porto, tanto por morar no local e trabalhar no arsenal de Marinha, como por promover samba e carnaval nesse ambiente, tanto assim que ele cita como exemplo o chamado "carnaval pequeno", segundo suas palavras, constituído de "cordões de velhos, pelos Zé-Pereiras e pelos dois cucumbis da Rua João Caetano e o da Rua do Hospício ( atual Rua Buenos Aires)". Portanto, já existiam ranchos carnavalescos no Rio de Janeiro, embora valha a pena ressaltar que se tratava de um "modus operandi" espontâneo. Suas palavras registram isso em declaração ao jornalista "Vagalume - Francisco Guimarães": "O Rei de Ouro, meu VAGALUME, quando se apresentou com perfeita organização de rancho, foi um sucesso! Nunca se tinha visto aquilo, aqui no Rio: porta-bandeira, porta-machado, batedores etc." Isso é que marca a diferenciação em relação aos outros ranchos. Mas em termos de modo de desfilar, são iguais e seguem o estilo Folia de Reis, que é indo de casa em casa, começando sempre pelos padrinhos-madrinhas do agrupamento; daí a citação da Lapinha. Ao ser interrogado por Vagalume se continuou apenas com o Rei de Ouro, eis sua resposta: " Qual! ... assim é que no ano seguinte ( 1894) fundei a Rosa Branca..." e segue citando um conjunto de ranchos nos quais teve participação, ainda que como co-fundador. Outra citação mais adiante revela sua participação numa reunião em 1904 no "Consulado Pernambucano", Engenho de Dentro, colaborando na fundação de ranchos com bases no Maracatu, além de outros, frisando que o carnaval carioca ficou em "estado estacionário" até 1906. "1906?", pergunta Vagalume; "Sim, quando foi fundado o AMENO RESEDÁ!"

A declaração do Hilário acima de que "fundou o Rosa Branca" não oferece precisão uma vez que o ROSA BRANCA viria a ser criado mais adiante. Paralelo às suas atividades,  TIA CIATA corria em faixa própria e se transformou numa espécie de liderança quase que natural, graças à repressão política, o que fez aumentar a afluência de artistas e líderes negros à sua casa, todos ligados a uma nova expressão da cultura negra, denominada SAMBA. Sua inclinação instintiva para esse novo tipo de música, levou ainda à criação do primeiro Rancho de Samba do Brasil; observe que se trata de SAMBA, não de marchinas carnavalescas ou paródias ironizando alguma personagem, mas sim SAMBA,  em companhia de Tia Bebiana, Mestre Germano, Tia Bambina, do próprio Hilário-Lalu de Ouro, João da Mata, Minan, Didi da Gracinda, João Câncio, Carminha, João da Baiana, Sinhô, Donga, Heitor dos Prazeres, Pixinguinha etc, denominado Rosa Branca, que encantou as ruas do Rio de Janeiro na primeira década do Século XX,  iniciativa essa que coloca Tia Ciata na História do Samba e do Carnaval, brasileiros e cariocas, em 1907. Confira:  

 " Com o tempo, os ranchos ganharam as praças da Zona Sul do Rio de Janeiro, principalmente Botafogo, Gávea, Laranjeiras e Catete. O Rancho Rosa Branca foi criado em 1907, tendo à sua frente Hilário, Tia Ciata, Tia Bibiana e Mestre Germano. Como eram pioneiros tinham, inclusive, autoridade reconhecida pelas demais agremiações para inspecionar os trabalhos de todos os ranchos, comunicando pela imprensa o cumprimento das exigências para que os ranchos desfilassem. Tia Ciata e Hilário tinham uma estreita ligação. Nasceram no mesmo dia e se tratavam nas rodas de sambas como "Xará", já que tia Ciata se chamava Hilária. Hilário baiano foi para o Rio de Janeiro em 1872, quatro anos antes de tia Ciata. E por isso já estava mais acostumado com a cidade.  Eram líderes natos entre os negros da época. Ciata com espírito agregador, familiar e religioso; Hilário ou Lalau de Ouro era sensual, feiticeiro e polêmico. ( in http://www.clubedosamba.com.br/index.asp?url=noticia&id=217 ) " 

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sábado, 6 de fevereiro de 2016

Carnaval: Cultura Paixão Pesquisa * Antonio Cabral Filho - RJ

Carnaval:
Cultura Paixão Pesquisa
Alguns links para os amigos
1 - Biblioteca Nacional
https://wordpress.com/read/post/feed/834305/921111316 
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2 - Instituto Imersão Latina
2.1 - http://imersaolatina.blogspot.com.br/2016/02/especial-historia-do-carnaval-carioca.html 
2.2 - http://imersaolatina.blogspot.com.br/2016/02/especial-o-carnaval-carioca-parte-ii.html 
2.3 - http://imersaolatina.blogspot.com.br/2016/02/especial-o-carnaval-carioca-parte-iii.html 
2.4 - http://imersaolatina.blogspot.com.br/2016/02/especial-o-carnaval-carioca-parte-iv.html 
2.5 - http://imersaolatina.blogspot.com.br/2016/02/especial-o-carnaval-carioca-parte-v.html 
2.6 - http://imersaolatina.blogspot.com.br/2016/02/outros-carnavais.html
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3 - Literatura / Rio de Janeiro
http://literaturaeriodejaneiro.blogspot.com.br/2016/02/carnaval-carioca-de-1929-segundo-manuel.html 
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sexta-feira, 1 de janeiro de 2016

Olhos D'Água - Poesia * Antonio Cabral Filho - RJ

Olhos D'Água
Conceição Evaristo
http://nossaescrevivencia.blogspot.com.br/2015/12/conceicao-evaristo-conquista-premio_42.html 
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sábado, 7 de novembro de 2015

Solano Trindade/Escrita * Antonio Cabral Filho - RJ

Vento Forte Da África
&
Solano Trindade
ESCRITA
Revista Mensal De Literatura
Editor: Wladyr Nader
ESCRITABLOG
http://escritablog.blogspot.com.br/ 
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sexta-feira, 6 de novembro de 2015

quinta-feira, 5 de novembro de 2015

Lima Barreto E A Tragédia Da Cor - Gregory Rabassa - Escrita/SP

Lima Barreto:
A Tragédia Da Cor
Gregory Rabassa
ESCRITA
Revista Mensal De Literatura
Editor: Wladyr Nader
ESCRITABLOG
http://escritablog.blogspot.com.br/ 
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terça-feira, 3 de novembro de 2015

Entrevista & Conto De Carolina Maria De Jesus * Escrita - Revista Mensal De Literatura - SP

A Última Entrevista De Carolina Maria De Jesus 
/ O Sócrates Negro - Conto
&
&
&
ESCRITA
Revista Mensal De Literatura
Editro: Wladyr Nader
ESCRITABLOG
http://escritablog.blogspot.com.br/ 
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segunda-feira, 2 de novembro de 2015

domingo, 1 de novembro de 2015

quarta-feira, 28 de outubro de 2015

quarta-feira, 23 de setembro de 2015

O Ser Tão Carioca - Jacarepaguá * Antonio Cabral Filho - RJ

O SERTÃO CARIOCA
MAGALHÃES CORRÊA - RJ
https://pt.scribd.com/doc/280251474/O-SERTAO-CARIOCA-MAGALHAES-CORREA-RJ-Ri-Hg-b-1933-Volume-0167-Antonio-Cabral-Filho-RJ 

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quinta-feira, 28 de maio de 2015

As Duas Cores De Machado De Assis * Antonio Cabral Filho - Rj

AS DUAS CORES DE MACHADO DE ASSIS

Em 30 de setembro de 1933, o escritor Humberto de Campos, ao escrever um artigo para o " Diário de Notícias", traçou o seguinte perfil do colega Machado de Assis, a maior glória da literatura nacional de todos os tempos:
"Era miúdo de figura, mulato de sangue, escuro de pele, e usava uma barba curta e de tonalidade confusa, que dava ares de antigo escravo brasileiro, filho do senhor e criado na casa de boa família. Era gago de boca, límpido de espírito e manso de coração. E tornara-se pelo estudo e pelo trabalho o mais belo nome, e a glória pura e mais legítima, das letras nacionais".
No entanto, 25 anos antes desta classificação racial empreendida por Campos, Machado de Assis era considerado um integrante da elite carioca, e portanto, um homem branco. Isto foi o quê anotou no atestado de óbito de Machado de Assis, o escrivão Olimpio da Silva Pereira. Esta anotação fora feita, após a morte do autor de "Memórias Póstumas de Brás Cubas", em sua casa, no Cosme Velho, em 29 de setembro de 1908.
O fato é muito significativo, pois, a obrigatoriedade do registro cor nos documentos fúnebres só fora estabelecida 75 anos mais tarde, em 1973, em função provavelmente da luta dos movimentos negros. Por que, então, o escrivão se apressou em acrescentar o item cor no atestado de óbito de Machado de Assis, se tal prática inexistia na época? Seria uma tentativa para impedir no futuro qualquer polêmica em relação a cor de nosso maior escritor? Qual das duas cores - a citada por Campos e a anotada pelo escrivão - valeria hoje, depois de 100 anos da morte de Machado?
Quem responde a este dilema racial é a cientista social Simone da Conceição Silva, em sua monografia final de curso ( 2001), intitulada O preto-e-branco do escritor brasileiro. Machado de Assis, no plural ou no singular?, apresentada, no Instituto de Ciências Humanas e Filosofia da Universidade Federal Fluminense (UFF).  

CONFIRAM

http://cenbrasil.blogspot.com.br/2008/07/as-duas-cores-de-machado-de-assis.html

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terça-feira, 3 de fevereiro de 2015

Revista Bastidores Do Melhor Do Carnaval - Antonio Cabral Filho - Rj


REVISTA BASTIDORES DO MELHOR DO CARNAVAL
A REVISTA BASTIDORES DO MELHOR DO CARNAVAL,ESTÁ SENDO LANÇADA. A REVISTA,TEM O INTUITO DE DIVULGAR NOTÍCIAS E ASSUNTOS INERENTES AO CARNAVAL. NEGOCIAREMOS EM PARCERIA COM A S.C TURISMO E EVENTOS SOB O CNPJ-18.502.788.0001.08: " CAMAROTES DECORADOS,VAGAS EM CAMAROTES E FRISAS. CONTATOS:SR VALENTIM (NEXTEL) (21 78243915 ID 88*14697- OU (21) 98474-3996-PLANTÃO 24hrs
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Revista Bastidores Do Melhor Do Carnaval
http://revistabastidoresdocarnaval.blogspot.com.br/ 
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terça-feira, 27 de janeiro de 2015

Eis a Bandeira de Agostinho Neto * Antonio Cabral Filho - Rj

Uma Vida Sem Tréguas * Agostinho Neto, 1922-1979.
X
Um Postal Para Luanda, Vega Editora, 1985.
X
VOZ D'ANGOLA NA AMÉRICA LATINA, Edição POEMAS ANGOLANOS, Maio de 1978, Editorial PHILOSOPHIA POPULAR. Apresentação Walter c.
***
Reproduzo abaixo o poema de Agostinho Neto mais utilizado pela militância no trabalho de solidariedade ao MPLA durante e após todo o processo de Independência Angola:

COMBOIO AFRICANO

Um comboio
subindo de difícil vale aficano
chia que chia
grita e grita
quem esforçou não perdeu
mas ainda não ganhou.

Muitas vidas
ensoparam a terra
onde assentaram os rails
e se esmagam sob o peso da máquina
e no barulho da terceira classe.

Grita e grita
quem esforçou não perdeu
mas ainda não ganhou.

Lento, caricato e cruel
oh comboio africano.....

Agostinho Neto
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FUNDAÇÃO ANTONIO AGOSTINHO NETO
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quinta-feira, 8 de janeiro de 2015

quarta-feira, 7 de janeiro de 2015

MACHISMO ATACA NA USP...* Antonio Cabral Filho - Rj


http://poetatalis.wordpress.com/2015/01/07/quanto-sofrimento-de-mulheres-sera-necessario-para-que-se-combata-a-violencia-machista-na-usp/
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segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

CONCEIÇÃO LIMA, SÃO TOMÉ E PRÍNCIPE * Antonio Cabral Filho - RJ

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Conceição Lima


Conceição Lima é uma poeta contemporânea de São Tomé e Príncipe, nascida em Santana, distrito de Cantagalo, a 8 de dezembro de 1961. Estudou jornalismo em Portugal e Estudos Afro-Portugueses e Brasileiros no King's College de Londres. Trabalhou na rádio, televisão e jornais de São Tomé e Príncipe e, em 1993, fundou o semanário independente O País Hoje. Estreou com o volume O Útero da Casa(Lisboa: Caminho, 2004), ao qual seguiu-se A Dolorosa Raiz do Micondó (Lisboa: Caminho, 2006).


--- Ricardo Domeneck



§



POEMAS DE CONCEIÇÃO LIMA



Sóya



Há-de nascer de novo o micondó —
belo, imperfeito, no centro do quintal.
À meia-noite, quando as bruxas
povoarem okás milenários
e o kukuku piar pela última vez
na junção dos caminhos.



Sobre as cinzas, contra o vento
bailarão ao amanhecer
ervas e fetos e uma flor de sangue.



Rebentos de milho hão-de nutrir
as gengivas dos velhos
e não mais sonharão as crianças
com gatos pretos e águas turvas
porque a força do marapião
terá voltado para confrontar o mal.



Lianas abraçarão na curva do rio
a insónia dos mortos
quando a primeira mulher
lavar as tranças no leito ressuscitado.



Reabitaremos a casa, nossa intacta morada.
SAIBA MAIS....http://revistamododeusar.blogspot.com.br/2014/12/conceicao-lima.html 
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quarta-feira, 10 de dezembro de 2014

ANTONIO CANDEIA FILHO, ENTREVISTA EXCLUSIVA * Antonio Cabral Filho - Rj

ANTONIO CANDEIA FILHO, ENTREVISTA

JOSÉ LITERATURA CRÍTICA E ARTE
MAIO DE 1977
entrevista
ANTONIO CANDEIA FILHO,
acesse
http://pt.calameo.com/books/001893073e961b552ed25 
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terça-feira, 9 de dezembro de 2014

sábado, 6 de dezembro de 2014

POESIA DESDE SÃO TOMÉ E PRÍNCIPE * Antonio Cabral Filho - Rj

ALDA DO ESPÍRITO SANTO,
um exemplo da poesia de
São Tomé e Príncipe
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1 - http://nuhtaradahab.wordpress.com/category/sao-tome-e-principe/ 
*
2 - http://www.saotomeprincipe.eu/stp_info/stp_read.htm 
*
3 - http://www.odisseiasnosmares.com/2013/07/stome-e-principe-feira-de-livros-no.html 
*
4 - http://www.teiaportuguesa.com/poesiaafricalusofona/ 
*
5 - http://www.aresemares.com/index.php/sao-tome-e-principe/ 
*
6 - http://www.oplop.uff.br/boletim/2455/sao-tome-principe-120-anos-do-nascimento-de-almada-negreiros 
*
7 - http://tulisses.blogspot.com.br/ 
*
8 - http://1001quilometrosquadrados.blogspot.com.br/ 
*
9 - http://lusofonia.com.sapo.pt/LiteraturaSantomense.htm 
*
10 - http://www.antoniomiranda.com.br/poesia_africana/s_tome_princepe/sao_tome_e_principe_index.html 
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