Editorial

*
TERREIRO DE BAMBAS
é meu templo dedicado à cultura negra, seja por celebração às minhas raízes seja por gratidão ao ambiente em que vivi até hoje  no Rio de Janeiro, após ter aportado aqui no bojo do êxodus rural dos anos 70. 
Não pretendo posar como nada nesta empreitada. Só quero construir um perfil de cada estrela do mundo negro aliado à história do samba dentro do contexto histórico determinado. Por exemplo, iniciar com a TIA CIATA, já é uma deixa, uma cartada do perfil do meu projeto, de ir construindo uma história paralela à oficial, abordando cada personagem de modo intimo e pessoal. Digo isto com muito prazer, pois ao tomar conhecimento da personalidade TIA CIATA, por residir no Catumbi, fui bater pernas na "zona do mangue" de Manuel Bandeira e tantos bambas, só para me inteirar da localização geográfica e social dessa pessoa. Frequentei o Estácio como morador da Rua Carlos, perambulei pela "Pinto de Azevedo" e seu cine poeira, como bom moleque que fui. Por isso, aquele casario antigo, aquela zona de meretrício e criminosos de todo tipo, habitam a minha alma, alma de poeta, de compositor espontâneo, de escritor por vocação, de jornalista sem diploma, mas integrante, por condição social e por opção política, desse mundo, do mundo dos oprimidos, dos que lutam por libertação, sobretudo, dos que lutam contra qualquer forma de opressão.
Não tenho nenhuma noção de tamanho desta caminhada, mas espero que Deus me dê saúde e condições e enquanto tiver, vou elaborando perfil por perfil dos nossos BAMBAS e expondo nas "páginas" do TERREIRO DE BAMBAS, para que nov@s BAMBAS venham à tona empunhar a bandeira de ZUMBI DOS PALMARES e todos os seus filhos, pois uma das carências do POVO NEGRO é essa, a construção de novas lideranças, imbuídas de humildade e respeito suficientes para merecerem a consideração da nossa gente.
Espero contar com a compreensão de tod@s, pois não farei uma abordagem acadêmica, nem teórica. Exporei aquilo que sei e como sei, alimentado apenas de informações disponíveis na literatura correlata e em outras mídias.
*

Nenhum comentário:

Postar um comentário